31 março 2017

TÁ FALTANDO EMPATIA NO MUNDO

Hoje me questionei sobre o que é humanidade realmente, no sentido mais profundo da palavra. Procurei e só encontrei falsas promessas no dicionário porque, veja bem, no mundo real a definição é outra. Somos um conjunto de seres com características específicas para a ciência, mas numa explicação mais conotativa somos o resumo de um conjunto de empatas.

É aí que me pergunto: onde estão os seres humanos então? Digo, humanos de fato. Praticantes da empatia, do amor ao próximo, aqueles seres quase em extinção que enxergam além do próprio horizonte visto através de um vidro fosco? Sou apenas eu que os busco e raramente os encontro?

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro de forma figurativa e, apesar disso parecer tão fútil visto por cima, é por causa da falta dessa habilidade emocional que o mundo anda tão fora de eixo. É por causa da cegueira dessa "humanidade"que o individualismo é bandeira hasteada. O dia em que os seres humanos entenderem que o egoísmo adoece os sentidos, serão menos cegos, surdos e mudos para o próprio mundo e, finalmente, farão jus à palavra que os define no dicionário. 

Tá faltando é empatia no mundo, não é o amor que faz falta. Amar é ligação afetiva e, pense comigo, mesmo esse sentimento necessita extremamente dessa habilidade de compreensão para fluir. Tá faltando é gente que assume seu papel de ser, realmente, humano. Empatia não é só sobre enxergar como seria estar na pele de alguém, vai além de um "eu sei como você se sente". Tá faltando é gente que assume o papel do outro cognitiva, emocional e compassivamente, sem frescuras.

É sobre abraçar a alma alheia num abraço sincero, sobre sentir com o outro, não como o outro. É sobre ter maturidade o suficiente para entender que ser empata é uma das funções mais importantes da nossa inteligência. É abrir mão desse jogo insano de sofrimento individualista, onde se força o mundo a dar o que não está disposto nem a oferecer, simplesmente por egoísmo próprio.

Tá faltando empatia no mundo, tá faltando gente que quebre o limite fosco do horizonte e enxergue mais do que o campo de visão mostra. Ta faltando é muito mais gente que julga menos e compreende mais, mais gente que sente com o coração a vida do outro e não ignora a dor, mas ajuda a moldá-la. O mundo carece de seres humanos verdadeiramente inclusos nessa humanidade não biológica.


- Gabrielle Roveda

22 comentários:

  1. Tu é maravilhosa mesmo, né, mulher?
    Que textão da porra.
    Eu nem sei o que dizer depois desse baque, sinceramente.
    Falta isso.
    Não falta amor. As pessoas amam, mas não sabem amar, eu acho.
    Falta enxergar a dor do outro para além da nossa bolha e perceber que não é só a gente que dói.
    Lindaaaaaaaaaaaaaaaa
    uma das minhas escritoras favoritas, real

    Mil beijos.
    Com carinho,
    Beca; Café de Beira de Estrada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaah eu nunca sei como expressar minha gratidão pelos teus comentários, sempre tão amorzinho
      Tu que é incrível mulher ♥

      Excluir
  2. Tá faltando empatia, humanidade, respeito... Infelizmente hoje em dia os bons sentimentos estão ficando cada vez mais escassos no mundo. Essa é uma triste realidade. Mas mesmo assim temos que ter a esperança, porque quem sabe uma hora isso tudo não muda...
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Helaine, esperamos que as pessoas passem a abrir os olhos para tanta solução que tá na cara da humanidade e ninguém enxerga. ♥

      Excluir
  3. Olá Gabrielle, infelizmente o amor está se esfriando. Assistimos os jornais, conversamos com pessoas, testemunhamos ou vivemos situações tristes e, até mesmo difíceis de se compreender. Mas eu, por exemplo, encontro refúgio em Deus. Ele é fonte de amor inesgotável. Quando recebemos esse amor, tornamo-nos fonte, quebramos o ciclo ruim, e passamos o que recebemos de bom, ou ao menos, criamos então algo bom. Somos luz e sal da terra para dar sabor!

    Amei seu texto. Trata de um assunto atual e que impacta a vida de muita gente. Foi muito bem escrito, me emocionei, me senti inspirada!

    Obrigada por essa oportunidade!

    Blog Senhorita Deise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza você encontra o melhor refúgio possível, precisamos nos manter firmes acreditando na possibilidade de um mundo melhor, de uma humanidade mais empata. Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado ♥

      Excluir
  4. Anônimo22:53

    às vezes eu acho que o mundo está em coma profundo, doente mesmo,sabe?
    Não sei se é só falta de empatia, são valores economicos que se sobressaem aos valores éticos, daí tudo acaba sendo prejudicado, desde questões sociais, ambientais, etc...Mas, de outro lado, vejo tanta gente bacana que tento ver que esta dualidade irá existir sempre. Beijo grande, amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo ponto de vista, concordo mesmo com o que disse. Há sempre essa dualidade e por isso sempre mantemos a esperança.

      Excluir
  5. Oi Gabi, tudo bem? Faz tempo que venho percebendo como o mundo está fora do eixo e como as pessoas perderam um pouco a noção de se preocuparem umas com as outras. É muito fácil esperar ser bem tratado, ser compreendido, ser ouvido, mas quantas vezes estamos dispostos a oferecer isso as pessoas? É preciso sim ter um tempo pra sentar, conversar, perceber como o outro se sente, se precisa de uma palavra amiga, ou somente da nossa presença. Falta sim empatia em vários sentidos. Parabéns pelo texto. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Empatia não se fecha somente ao ato de atender alguém, compreender... sabe? Vai além, até quando tomamos nossas próprias atitudes. Obrigada ♥

      Excluir
  6. Eu vivo falando sobre empatia e sempre parece um assunto de outro mundo paravas pessoas. Quando eu digo "vamos olhar por outra perspectiva", ninguém entende. Acho que todos estão preocupados com a sua própria vida ou com coisas artificiais (aparência, por exenplo). Como você disse, tá faltando MUITA empatia no mundo, mesmo acima do amor, pois, para amar alguém, tem que entender aquela pessoa antes!

    Parabéns pelas palavras! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, falta muita empatia, amor eu vejo de sobra, mesmo que raso as vezes. Minha opinião é que as pessoas sabem amar, mas não sabem permanecer amando por falta de empatia, muitas vezes.
      Obrigada florzinha ♥

      Excluir
  7. Olá! Essa palavra é uma das minhas favoritas no mundo. Ela começou a fazer real sentido para mim quando me tornei vegetariana. Foi como se ela passasse a ter total sentido.
    Eu adorei o seu texto! Resumiu bem a ideia de empatia. E, sim, ainda precisamos aprender muito sobre essa palavrinha linda e começar a praticar.
    Beijos!

    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que linda, você é vegetariana! ♥
      Realmente, empatia vai além do ser humano, empatia com o mundo.
      Obrigada flor!

      Excluir
  8. Que texto lindo!
    E realmente, tá faltando empatia no mundo. Tá faltando humanidade no mundo. Tá faltando gente que queira o bem, que faça o bem. Tá faltando compreender o espaço do outro, compreender a importância do outro tal qual a nossa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, tão bom encontrar pessoas que pensam parecido! ♥

      Excluir
  9. Nossa, lindo esse texto, viu? Realmente, estava falando sobre isso justamente hoje com meus colegas de trabalho. Tá faltando as pessoas se colocarem no lugar do próximo, estender as mãos, abrir os braços e o bolso, se necessário. Se ouvesse empatia, ou pelo menos o mínimo, nesse mundo, muitos problemas não no cercariam, e o bullying é um deles.

    www.amandamoresco.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! ♥
      Com certeza, muitos problemas diminuiriam e as pessoas conviveriam melhor!

      Excluir
  10. AHHHH ME ABRAÇA <3

    linhas-embranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Acredito que a falta de empatia só aumentou com o surgimento das redes sociais. As pessoas não precisam ser mais amigáveis, ter consideração. Da comodidade das nossas casas podemos dizer o que vier à telha, fazer valer a nossa opinião( como se tivesse algum peso pra começo de conversa). As pessoas estão desesperadamente com medo de serem esquecidas e por isso se fazem valer de tudo pra ficar em evidência, mesmo que seja com a falta de empatia, enquanto outros concordam e dão curtidas :(

    beijos!
    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Que texto maravilhoso 👏👏👏

    ResponderExcluir

Seja mais do que bem-vindo!

Não esqueça de voltar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...